Aretê Saude e Performance

ERGOGÊNICOS NO TREINAMENTO FÍSICO.

Praticantes de todos os tipos de esportes do mundo ao iniciarem uma rotina esportiva procuram algo que possa ajudar no seu treinamento físico. Sumariamente a ingestão de alimentos, digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes compreende parte importante. Resumidamente é dessa maneira que os ergogênicos necessários para construção e reparo muscular; aumento da imunidade; melhora de libido e cognição ocorrem,em vista de outros benefícios. Conforme o uso de recursos ergogênicos tem se tornando uma prática cada vez mais aceita entre o publico esportivo, o que poucos sabem é que esses recursos muitas vezes já estão inclusos na nossa vida cotidiana, seja em uma xícara de café ou chá. Contudo a utilização de ergogênicos hoje é muito voltada para ganhos mecânicos/biomecânicos. O uso de recursos ergogênicos tem como objetivo o aumento e melhora do desempenho, desencadeando respostas psicológicas e/ou metabólicas. Esses recursos podem ter três origens:

  • Nutricionais: originados de alimentos;
  • Fisiológicos: substâncias sintéticas (Ex: Creatina);
  • Farmacológicos: medicamentos.

Dessa maneira, iremos abordar algumas das substâncias mais prescritas e encontradas nos comércios, vale ressaltar que essas substâncias são suplementos e não substituem uma boa alimentação. A prescrição de dietas alimentares deve ser feita somente pelo profissional nutricionista.

CAFEÍNA.

A cafeína é uma xantina, substâncias que contém em sua molécula uma base purínica. Ergogênico muito utilizado para edurance, alto grau de comprovações científicas publicadas. A cafeína aumenta a oxidação de ácidos graxos (palmitato), ela inibe uma enzima chamada de fosfodiesterase, essa inibição leva ao aumento de adenilato ciclase que aumenta a atividade de fosforilação de triacilglicerol devido aumento de AMP cíclico e lipase sensível a hormônio (LSH). Também desempenha ação lipolítica (quebra de gordura). Age estimulando o sistema nervoso central (SNC) de forma antagonista nos receptores de adenosina; aumenta a ação dopaminérgica aumentando a liberação de catecolaminas.

CREATINA

Creatina é um ergogênico que melhor possui evidencia científica, aminoácido encontrado no músculo cardíaco, cérebro, retina entre outros locais do corpo. Em sua maioria a produção ocorre no fígado e na glândula suprarrenal que é exportada para outros tecidos. Sua produção endógena diária fica em torno de 1g, está entre uma das moléculas mais essenciais para nosso corpo.

Seu uso melhora o desempenho em treinos de força com alta intensidade, curta duração. Age de forma que eleva os estoques de creatina fosfato no nosso organismo, aumentando a ressíntese de ATP pela via ATP-CP, de forma que uma molécula de creatina fosfato se une ao ADP para formação de ATP.

A creatina mais encontrada em comercialização é a monohidratada, diferente das demais é a que melhor entrega ganhos relacionado custo-benefício. Não há melhor horário ou se deve-se ingerir com alimentos, o mais importante é o uso de forma crônica para se obter benefícios de seu uso. Em populações mais jovens pode-se atuar como uma opção ao uso de EAA (Esteróides anabólicos androgênicos), É um agente terapêutico para várias doenças neuromusculares.

 

BETA-ALANINA

No músculo esquelético algumas substâncias agem de maneira tamponante como é o caso da carnosina, a Beta-Alanina que leva a formação de carnosina no músculo. Embora a carnosina seja um dipeptídeo unido por histidina e beta alanina, não absorvida diretamente, pois, às enzimas carnosinases realizarem a sua quebra. A beta alanina entra na célula muscular através dos seus transportadores e se une a histidina para formar carnosina através da enzima carnosina sintase. A carnosina retarda a fadiga muscular devido efeito tampão em íos H+. Além disso, sua aplicação está principalmente relacionada à corridas curtas, ciclismo e natação. Por fim, pode ser um recurso ergogênico alternativo para veganos devido sua origem sintética.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *